sábado, 28 de agosto de 2010

Desigualdade!!!!!!!!!!!!!!!!

Ainda bem que algumas situações ainda me afeta, pois, no dia-a-dia corro o risco ficar insensível aos acontecimentos que para alguns seriam normais.
Deparei-me com uma cena comovente... uma mulher literalmente chorando de fome e sede. Logo veio-me à mente o poema de Manoel Bandeira intitulado '' O Bicho'', que falava de um ser revirando o lixo para encontrar alguma coisa para comer... E tamanha foi o espanto dele ao perceber que se tratava de um homem. Se você for lê esse poema vai descobrir que foi escrito há mais ou menos dois séculos atrás, que se torna realidade nos dias atuais.
Depois de saciar a sede, coisa que foi logo providenciada, conversamos e descobrimos que ela não é da cidade e que queria voltar para sua terra. Algumas pessoas que passavam, paravam e cada uma de sua maneira a ajudava.
Fiquei a pensar na desigualdade social que a cada segundo acentua-se, e na divisão que o capitalismo exacerbado nos oferece uma situação de retrocesso.
O cenário presenciado hoje é uma medíocre variação desigual da renda nacional...

Maryedlle.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Já é hora!!!!!!!!

Olhando o barrigão de nove meses de gestação de uma das minhas amigas, sentir uma felicidade, pois, embora cansada, com o folego já mais curto, ela está radiante com a chegada da sua segunda filha.
A beleza e a serenidade divina que só uma grávida pode ter é muito contemplativa. É divino poder gerar um ser...
A ''barriga'' representa não só um local ao qual a criança se encontra... É o primeiro habitá que a criança conhece, é a primeira proteção, o primeiro tudo... Lógico que com um tempo essa proteção tem que dá lugar a outra experiência que será necessário para o amadurecimento do ser, mais até haver as contrações que vai ''expulsar'' o bebê que ela possa vim ao mundo, a barriga o líquido aminoático e o cordão umbilical são as únicas coisas que liga à vida.
A chegada de uma criança é muito importante para a maioria das mulheres, porque, agora não é só ela, individualmente no mundo, é uma duplicação de você. É um outro ser que é parte sua...
A criança é sinal de vida renovada, de projeto idealizado e realizado.
Portanto, cuide bem de sua obra....

Maryedlle.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

''Só sei que foi assim.''

Ao visitar uma determinada escola onde uma boa parte dos estudantes foram meus alunos, percebi o quanto foi diferenciado a forma a qual tratei muitos deles e isso refletiu na recepção. Muitos vieram me abraçar e beijar, falando que queriam que eu voltasse a ensiná-los, outros de longe só cumprimentaram com um aceno. E alguns fingiram não me conhecer. Esse ultimo grupo percebi que eu não consegui chegar mais próximo quando ensinava... Refletindo acerca disso, descobrir uma outra pessoa para esse grupo de alunos. Não sou igual com todos!!! E isso acredito ser aceitável, pois, algumas pessoas consegui tirar o melhor de você, outras o pior que somos. Talvez para elas conseguir extrair o pior que eu e eles tinhamos.
Isso é normal, mais, porquê me encomodou? Saber que passei por pessoas e não, deixei recordações boas? Bem vinda a realidade, sua tonta!!!!!!!!!!! Quem disse que seremos sempre lembrados com carinho e gratidão?
Estou aqui filosofando nessa perspectiva de que só porque as pessoas não me cumprimenta isso é pessoal, talvez não me viram, talvez não me conheceram.. É talvez eu mudei e não percebi...''N'' situações pode ter ocorrido, enfim, tenho que dá um desconto.
Agora vamos falar do primeiro grupo, daquele que massageiou o meu ego, o que veio ao meu encontro. O que expressou com alegria o reencontro. É tão bom vê nos olhos dos outros refletindo o carinho e afeto que elas têm por você. Que você não passou por elas e deixou marcas profundas de dor e sofrimentos.
Ah!! acho que estou cada vez mais sentimental. Será que isso é ruim? Não sei, só sei que foi assim, como diria.. Chicó.
Só sei que foi assim, eu estou me descobrindo cada vez mais emotiva. Será que é a idade? (kkkkkk) ... Se for? Vou descobrindo aos poucos, me descobrindo aos poucos, me desnudando cada vez mais até ficar a verdadeira ''eu'', com várias realidades, pensamentos, convicções... Enfim, uma colcha de retalhos...

maryedlle.

domingo, 22 de agosto de 2010

o quarto guarda e revela segredos!!!!!!!!!!!!

O quarto sempre teve conceito lindo... É no quarto que choramos, sorrimos, sonhamos acordados ou dormindo... É no quarto que fazemos amor ou não, que confidenciamos segredos com pessoas queridas e consolidamos os laços de amizades e amor.
Desde pequena lembro-me da minha mãe indo no quarto que dividia com minha irmã e ficar horas conversando. E até hoje é assim, isso simbolizava e simboliza a aliança entre nós, a união, a cumpricidade e a verdade do que somos.
Quando adolescente queriamos conversar com os amigos, sempre falavamos'' Vamos pro quarto!!'' Isso significava privacidade, proteção e confiança. Ah, se o quarto falasse ...Se cada objeto que está nele falasse...Se o travesseiro falasse o quanto foi encharcado pelas lágrimas derramadas por uma ilusão amorosa, por uma perda querida, por uma frustação ou simplismente por alegrias.
È entre quatro paredes de portas fechadas ou não, que nos entregamos, que nos revelamos. O quarto é onde guardamos bichinhos de pelucias, brinquedos etc., coisas que realmente nos importamos e têm valor sentimentais.
Os amigos entram no quarto para conversar e confessar. Os meus melhores amigos conhecem o meu quarto fisíco e tambem o ''quarto do meu ser'', pois é no quarto que me revelo.
Obrigada por todos os amigos que já entraram no meu ''quarto'', cada um deixou um pouco de si e eu dei um muito de mim.

Maryedlle.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A diferença.

Pude presenciar o desespero de uma mãe quando veio conversar comigo. Confessou-me que não sabe mais o que fazer para que seu filho deixe de ''gazetar aulas'', ser agressivo em casa e na escola... essas coisas de adolescente com problemas e problemas graves... Falou das agressões que vem recebendo e das agressões que também oferece.
Ao olhar nos olhos dela, cheio de lágrimas e sofrimentos, fiquei sem ação, aquela mulher simples, tocou-me profundamente o ''meu ser''. Levei-a até a sala dos professores e dei-lhe um copo d'água para que ela se acalmasse. Ouvi mais uma vez ela falar das suas preocupações, suas tentativas de retomar a aproximidade com seu filho...Fiquei comovida outra vez, alias, só de olhar aquela mulher partia o coração de qualquer um. Respirei fundo, e voltei ao diálogo... Fui logo dizendo que ela podia contar comigo, e que iria tentar ajudar... Comecei falando da minha experiência com meus sobrinhos e alunos que tenho, logo vi voltar um pouco de esperança naquele olhar. Falei que deveria demonstrar o amor que ela sente por ele, que ele precisava saber que o o ama e que estará sempre do seu lado...Não sei se foi um conselho correto, só sei que era o que meu coração mandava que eu falasse...
E realmente sentir que eles precisavam retomar o amor um pelo outro, que ele também estava passando por vários conflitos. Deixei-a com a orientadora pedagógica e sair da sala dos professores, pois, precisei voltar já que iria terminar o meu horário ali naquela sala. Mais tarde ela apareceu na outra sala pedindo que anotasse o meu telefone para depois me ligar caso fosse necesário ou precisasse da minha ajuda.
A tarde transcorreu e eu a pensar no aluno e sua mãe...aliás, nos alunos e mães que passam por essas situações e que muitos não têm a coragem de buscar ajuda.
Sei que na escola ou nas escolas da vida não existe só esse aluno, na verdade acredito que a maioria dos alunos passam por dificuldades e não têm ninguém que os ajudem...Sentir-me impotente, frustada e desanimada..,pois, a realidade é bem mais complexa que se possa imaginar.
Como agir? o que pensar? como ajudar? Ainda não tenho resposta. Mas uma coisa eu sei preciso fazer a diferença, talvez essa diferença possa ser minima, mas, vou fazer...Assim como o beija-flor que busca água para apagar o fogo na floresta, e que todos dizem que ele não vai conseguir, só que se outros também tomar a decisão de apagar o fogo, teremos resultados favoravéis.

Maryedlle.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hipocrisia fede!!!!!!!!!!!!!!

Não faltou muito para que eu perguntasse. A que ponto o ser humano chega quando o ''dito PODER e STATUS'' estão ameaçados? A capacidade que algumas pessoas têm de superar-se nos quesitos: FALSIDADE, DESONESTIDADE e HIPOCRISIA é assustador.
É impactante notar que um ser chegue atingir um nível desprezível e coloque na frente a palavra de Deus e faça discurso humanistico e divino, totalmente diferente da sua prática. A hipocrisia fede a tal ponto que fica insuportável ficar perto do ser que a utiliza por muito tempo. E o que devemos mesmo fazer é ficar bem, mais bem longe para não contaminar-se com a podridão das mentiras, falsidades e desonestidades...Devemos sim, nos aproximarmos mais de pessoas íntegras, honestas e humana.
Não concordo com pessoas que passam por cima de outras, que levem vantagens em destruir os castelos que outos construiram e ainda se passe por vítima. Isso não concordo mesmo e tendo oportunidade farei tudo para que ela não consiga o seu objetivo.
....

Maryedlle.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Encontro.

Tem pessoas que basta uma vez encontrar, para deixar recordações maravilhosas. Uma noite ou dia é suficiente para recordar dela a vida toda...Ah, como é bom...mesmo sabendo que nunca mais iremos encontrá-la, mais você não se importa com isso. O que vai acontecer amanhã não têm nenhum valor. Só queremos viver o hoje e esse momento inesquecível...
Horas que parece não passar... Pessoa que faz sentir-se viva e valer apena cada segundo vivida ao seu lado. Sabe quando você tem a sensação que é ela a pessoa da sua vida, mais que, nunca, mais nunca mesmo, irá encontrá-la outra vez? pois é, isso foi vivida em uma noite maravilhosa e em uma cidade maravilhosa por duas pessoas que antes nunca tinham se encontrado. Mas, dava a entender que já se conheciam a longas datas, meses, anos... Enfim, eram enamorados há séculos...Dá pra entender? Talvez não, só para sentir com o coração e com a alma. Foi Lindo!!!!!!!!!!!!!.
A conversa prolongou quase ao amanhecer , falando de tudo e de nada, da vida, da morte, do amor,das paixões, de família e doações ... Ficaram olhando o luar se ''desfazendo'' para chegada da manhã ensolarada e quente de 40 graus.
Aquele momento foi eternizado com a certeza de que um dia, essas almas voltem a se reencontrar.

Maryedlle.