quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Luzes, lojas cheias, pessoas ....Fim de ano sempre parecidos...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Olhares...

Minha profissão possibilita-me vários sentimentos ...às vezes, como hoje sinto-me altamente orgulhosa e feliz com alguns progressos alcançados.
Quando percebo que estou de alguma forma atingindo os meus objetivos, cai por terra todos os outros momentos de frustrações, decepções e impotência que outrora pude sentir.
Contribuir para formação de cidadãos conscientes da sua importância social e principalmente despertar um olhar compreensivo e não preconceituosa são algumas das metas sonhadas. Acredito que uns olhares que não ultrapassam as aparências não conseguem ser um olhar histórico. E hoje alguns alunos mostraram-me que estão maturando esses objetivos.
Uma pesquisa proposta a seis turmas que tenho de oitava série, um grupo de cinco alunos atingiu o cerne da questão. Trabalho escravo infantil foi o tema que gerou esse orgulho, pois, foi apresentado com um olhar histórico, um olhar que possibilitou o desenvolvimento de uma sensibilidade cotidiana.
Vê o brilho de satisfação no olhar de cada um deles pela realização de um trabalho bem elaborado e o reconhecimento dos outros colegas da turma foi pra mim a consagração de anos de dedicação e perseverança... Como se eu tivesse ganho um premio de melhor atriz coadjuvante de filme internacional. E o OSCAR vai pra....rsrs...
É muito simples me fazer feliz, não tenho ambições que não seja o bem-estar meu e do próximo . Estou cada vez mais convencida que tenho alma sonhadora, emotiva e poética...Mas também, histórica, realista e compreensiva...


Maryedlle.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alcance da Alma.

Ouvi as músicas interpretadas pelo grupo Roupa Nova para mim é um deleite. As letras são inebriante, contagiante, altamente delicadas. Fazendo uma retrospectiva da minha história de vida, encontrei algumas músicas do grupo que marcou minha alma.
É bom quando associamos música à vida, à liberdade, a evolução e principalmente à satisfação. Fazendo essa conexão, nosso corpo todo reage de forma positiva. Mesmo quando a lembrança não é muito boa!!!! Há música que ficamos horas escutando pois tem tudo haver com você ou simplesmente por que te revela o novo. Estou lembrando quantas vezes ouvia as melodias e nelas viajava para bem longe, onde o meu mundo particular era explorado (por mim, é lógico.!!). Onde sonhava e idealizava construções que ficaram na abstração , mas que de alguma forma faziam com que pudesse viver a realidade..... Realidade com um toque de amor, paixão e carinho... Lembrar disso tudo faz minha alma mais feliz. Trás uma sensação de leveza e beleza.
Sabe aquela inspiração profunda, que vem não só de dentro mais do fundo da alma, é assim que estou inspirando e respirando!!!!!

Maryedlle.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Plágio descarado!!!!!

Será que agora até produção textual teremos que patentiar??? Cada dia surpreendo-me mais e mais com a capacidade que alguns seres humanos têm de apossar-se de coisas que não são suas. Estava eu mexendo em um computador que não o meu quando deparo-me com um texto que era meu, mas que estava assinalado com outro nome. Fiquei atônita, o é!!!! o que meus escritos estão fazendo aqui e com outra assinatura? a pessoa não teve nem a preocupação de mudar pelo menos algumas palavras, colocar um pouco de sua alma naquela escrita roubada...''A sensibilidade dos trinta'' foi escrito por mim em uma madrugada de insônia quando fazia uma analise dos trinta anos em uma mulher, no caso minha realidade!!!!.
Ao perguntar o que meu texto estava fazendo ali e pior porque estava com outra assinatura? A pessoa gaguejou e dizia que tinha confundido que não era o meu texto e foi logo fechando o computador...
Uma coisa é você gostar de um texto e transcrevê-lo mais sendo fidedigna ao autor, outra é ignorar o autor e apropriar-se do pensamento e da sensibilidade da alma que escreve. Tenho esboço de todos os textos, rasurados e cheios de cortes...sempre escrevo primeiro em papel depois posto ou simplesmente os guardo.. Sei que não sou e nem pretendo ser Cora Coralina, Raquel de Queiroz ou outras consagradas escritoras, mas meus escritos são a transfiguração da minha alma e exijo respeito...Estou com raiva, não só porque alguém apoderou-se das minhas ideias como sendo suas, mas também porque mentiu pra mim dizendo que não era o meu escrito, que tinha me enganado... Me falem!!!!!!eu mereço ?????!!!!!!!!!!!!!!!Acredito que ninguém merece isso!!!!!!!!
Por favor sejam autênticos, não se corrompam!!!!É muito feio, ilegal e imoral...Plágio é crime!!!!!

Maryedlle.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Honestidade alicerçada!!!!

Encontrei um celular na esquina do condomínio onde moro, esperei o dono ligar, nesse meio tempo encontrei-me com uma pessoa que teve a audácia de me pedir o celular...Disse que achado não é roubado!!! Não acreditava no que estava ouvindo. Falei que esperaria o dono ligar pra devolver... O que seguiu me deixou mais espantada: ela ficou com raiva e disse que não era hipócrita e muito menos otária como eu... Um silêncio estalou-se... Meu Deus, à que ponto chegou!!!!É assustador ver cada vez mais o crescimento da corrupção no nosso meio..Ver pessoas tornar-se um instrumento capaz de promover injustiças, uma vez que estimula a desonestidade, falta de ética . E diante dessa situação ser otária é ter atitudes honestas que desvirtua as regras da sociedade.
Hipócrita sabe que não sou, seria se concordasse com esse absurdo... se pregasse uma coisa e fizesse outra...Logo eu, que sempre falo da honestidade, dos valores e da ética etc..Veio a minha memória um episódio que ocorreu na minha infância, minha mãe e minha irmã foram à casa da nossa costureira, lá brincando minha irmã pegou uns retalhos de pano que estava no chão e os colocou dentro da calcinha, chegando em casa minha mãe percebeu algo estranho e perguntou o que ela escondia debaixo da saia ao identificar o que era, obrigou-a levar onde tinha pego...foram as duas devolver, minha irmã começou a chorar e a costureira falou que não servia pra nada, que ela poderia ficar...minha mãe não aceitou porque sabia que a atitude dela não foi adequada, que se fosse em outra circunstância ela deixaria minha irmã levar..De volta em casa foram direto pro quarto para conversar e receber ‘’umas chineladas’’. Mais tarde foi explicar pra todas nós sobre a honestidade e deu-nos exemplos que até hoje guardo comigo .....Falou que quem pega um pedaço de pano as escondidas pega coisas muito mais valiosa.. ..Os meus pais são exemplo de honestidade...Hoje percebo com clareza essa atitude, se tivéssemos mais mães que ensinasse a seus filhos na primeira vez que pegasse algo que não fosse seu e que desse exemplos na pratica de honestidade muitos ‘’políticos’’ brasileiros não seria surpreendidos com dinheiro nas cuecas.E muitas pessoas hoje não se deixaria corromper com coisas mínimas...


Maryedlle.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Recordações!!!!

Revirando albuns antigos, deparei com uma foto do meu sobrinho no primeiro dia de aula da sua vida...Ele tinha três anos...Hoje já está com treze . Lembro-me como se fosse agora...eu o levei toda orgulhosa, mas , também um pouco temerosa porquê nessa idade a criança chora, estranha o lugar etc..e tal...o meu espanto foi enorme quando ouço ele dizer..vai dindinha, pode ir...fui eu que quase chorei...o que? o meu pequeno, dizendo pra que eu fosse, fiquei surpresa...Mas entendi!!!Ele quiz ficar na escola devido haver outras crianças iguais a ele, do mesmo tamanho, coisa que em casa ele não encontrava...Todos eram adultos..menos ele...Também lembro antes de optar pela escola fomos juntos visitar as três escola que havia proximo de casa.. Ele optou por aquela que foi matriculado, um pouco distante, mas uma excelente escola de pré...Talvez isso tenha contribuido para que não ficasse inseguro.
Quando já estava de saida, olhei pra trás a espera de um tchau ou até de um choro, nada disso, estava ja ele sentadinho proximo de outro garoto e da professora... As lágrimas foram minhas, tive a sensação de esta sendo abandonada...Acredito que é a sensação de uma mãe quando deixa seu filho a primeira vez na escola...Fui pra casa!!!!!!
O tempo parecia não passar.Ufa!!!!Chegou a hora de buscá-lo!!!A saudade era tremenda e a expectativa também..Ao chegar logo o avistei na sala de espera, quando me viu, abriu um grande sorriso e correu pra me abraçar...Foi o abraço mais gostoso que até então ainda não tinha recebido...Ah!!!!Que maravilha esta de novo em meus braços aquele serzinho lindo...Como o amo!!!!Logo constatei, que seria o ser que daria minha vida se necessário..Novamente lágrimas escorreram!!!Fui logo disparando um monte de pergunta...se ele tinha gostado, o que fez, de que brincou..essas coisas que os adultos quer saber.Ele acabou dizendo que tinha sido bom...simplesmente, só bom? eu queria saber mais, mas ele não disse mais nada, mas mostrou-me o que tinha feito, tinha desenhado a nossa família, uns rabiscos que representava cada um de nós...Falei que estava lindo!!!!e que depois além dos desenhos estaria também escrevendo os nomes de todos nós...e ele sorriu ...Esse sorriso está eternizado na minha memória e ele não têm noção como foi mágico aquele dia e como fez bem a mim....


Maryedlle.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tristezas acumuladas!!!

'' Tem hora que bate uma tristeza tão grande e eu não sei pra onde ir''...essa é uma letra de música que foi muito tocada nas rádios quando eu era adolescente...Depois de muito tempo compreendo a essência dessas palavras...
Vivemos uma época em que quase não temos tempo para ''viver'' as etapas da vida, devido a acelaração dos acontecimentos e isso nos faz guardar no coração, na mente e na alma coisas que deveriam ter tido o espaço e tempo suficiente para ser digeridas adequadamente; mas, não!!!
Com a chamada idade contemporânea a vida fica cada vez mais ''descartável'', sem valor ou com valor mínimo. Então deixamos de viver e ficamos sem saber identificar as emoções, o que nos levam a essa tristeza ou aquelas tristezas que não passa...Guardamos coisas que não foram bem organizadas em nossos sentimentos e aí vez e outra nos tomam essa sensação de melancolia ou em último e mais elevado caso à uma depressão. E quando acontece isso não sabemos pra onde ir, o que fazer,como superar!!!!...
Todos estamos criando infelicidades para si mesmo por causa dos outros...Eu, você, nós...de uma forma ou de outra acreditamos no que nos dizem, no que nos fazem e então um dia você percebe que está só seguindo as idéias dos outros e que passou um tempo precioso fazendo uma coisa e acreditando no contrário...
Agora não tente mudar o cenário, tente mudar seu jeito de olhar o cenário. Mude...eu, você, nós..vós, eles...e verás que essa tristeza não é causada por ninguém que não seja você mesma, ou por algo que estava escondido dentro de você e veio à tona, manifestando assim um descontentamento revelado na tristeza.
Aproprie-se disso e seja forte o bastante para agir nas adversidades da vida...

Maryedlle.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Brincadeira nociva!!!!

Tinha esquecido como era ficar paralisada de medo por algo aparentemente inofensivo como é um gato...Quando criança sempre fui muito medrosa com relação aos animais, parecia que eu e eles não combinavamos.. rs...Minha irmã três anos mais nova adorava animais...mas, os mais queridos eram os gatos... eu, como ela falava era bastante''fresca'' porque não me aproximava deles e haja me torturar... pegava os gatos e os jogava em cima de mim,quando estava de bom humor colocava no meu colo os bichanos e obrigava-me a passar a mão nos pêlos, e eu, haja gritar e emplorar para que parasse e chamava minha mãe que logo vinha me socorrer e dar broncas nela, só que depois começava tudo de novo...ela achava engraçado...lógico!! não era ela que se descabelava toda vez que os gatos se aproximavam...talvez até que poderia ter um relacionamento aceitável como os bichanos se não fosse a interferência dela..E a minha vida toda eu e os gatos(de quatro patas) não nos dávamos bem. Eles no seu canto e eu no meu era o meu lema...Sim, vocês podem está perguntando e porquê isso agora, depois de anos?...veio essa lembrança e pior ainda a sensação terrível do medo de gatos...Por que estava eu ontem na cozinha da minha tia quando de repente um gato que visita a casa de vez em quando para comer pula em cima de mim que estava sentada à mesa...O grito foi inevitável, seguido de um choro...Meu Deus!!!Quase tive um enfarto...Fiquei o dia todo com a sensação estranha...Logo vieram todas as sensações guardadas de criança indefesa...E pensativa ao analizar o quanto algumas ''brincadeiras de criança'' ficam tatuadas na nossa alma...sim porque para minha irmã era apenas brincadeiras ou talvez um pouco de maldade natural de criança. É!!!!consigo agora vê dessa forma...mas o estrago ficou...embora tenha a possibilidade de desconstruir essa ação e reação..Tento agora superar...O meio que encontrei para aliviar essa emoção foi escrever para que quem lê possa refletir sobre algumas brincadeiras que se tornam pessadelos e que acabam desorientando o outro que é pego desprevinido....
Vou tentar construir a ponte que vai ligar eu e os ''animais'', talvez não logo, mais aos poucos ...Isso eu sei que vou!!!!!

Maryedlle.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FLORES... FLORES...

A primavera é uma estação onde encontramos no ar perfumes de flores, diversidades de cores, formatos e tamanhos...é onde ficamos mais proximos da perfeição da natureza. Flores representa delicadeza, beleza, amor...e ao receber essa demonstração de carinho quando podemos ainda sentir o cheiro e vê-las são simplesmente maravilhoso.
Quando era adolescente e até mesmo agora adulta, sempre que assisto a um filme em que ocorrem algum "acidente" e o personagem esta no hospital, percebo que sempre ganham flores...Perguntava-me e ainda me pergunto, porquê as flores são dadas nesse momento. Sera porque ao levar flores estajam dizendo, olha você é bastante especial, és como essa flor, delicada, unica e bela. As vezes esqueço de dizer, devido a correria do dia-a-dia, mas és muito, muito importante pra mim. Mas e quando não dá mais tempo;´..Nós só mensuramos realmente o nosso amor ou a dor quando nos vemos diante da perda...
Muitos de nós ou talvez todos gostariamos de aceitar flores pelo menos uma vez ao ano, mas, a realidade para muitos só acontece quando não podem mais vê-las, tocá-las e sentir o perfume...no momento em que não têm mais o mesmo significado se recebesse quando viva... Cada vez mais constato que deveremos fazer o máximo que podermos pelas pessoas que nos rodea... Pelo próximo mais próximo...
Coisas simples como um recado, um cartão, uma rosa, é o bastante para dizer às pessoas quanto as amamos e o quanto elas são caras para nós!!!. Não deixe para entregar rosas na despedida final, pois, já não vai poder sentir nada...nem alegria, felicidade ou prazer por ter ganho uma rosa, um buquer ou um jarro de flores...Deixe para entregar ''flores'' quando a pessoa tem a capacidade de usurfluir desse carinho.
Portanto, dê flores sem espinhos para as pessoas que estão vivas, você não vai arrepender-se...

Maryédlle.

domingo, 3 de outubro de 2010

A espera de um Milagre!!!!

Para muitas pessoas o milagre em sua vida é a única espera, pois, não lhe resta mais nada a não ser a providência divina..O milagre é a forma em que muitos depositam sua fé, devido a não solução dos seus problemas... E para mim não é diferente, principalmente quando desse milagre, depende uma vida!!!...
A certeza que enquanto tiver vida há esperança, é um ditado popular que sempre falamos quando a esperança torna-se uma tabua de salvação. Quando a esperança é a única vela acessa na sua vida...Perde-se a referença quando na vida deparamos com situações que nos tira o chão...!!!!! Quando tudo que queriamos é voltar atrás e refazer tudo, tal qual o "Efeito Borboleta", mas, assim como no filme o retrocesso têm consequencia desconhecida...Entretanto como não temos esse poder, continuaremos colocando nosso foco na tal "esperança"...esperança que um dia vai ser diferente!, que o problema ''incurável'' tenha cura!!.. Que o amanhã ser um novo dia!!Que o problema não seja mais problemas e sim solução!!. Que o esperado chegue e quando chegar encontre uma pessoa forte, feliz e realizada!!!....
...(inacabado...)

Maryedlle.

Unicos!!!!!!!!!

Essa semana foi cheia de contradiçoes e os meus sentimentos nao ficaram sem sentir os efeitos dessa incoerência. O desacordo ocorreram principalmente por conta dos acontecimentos inevitavéis. Mas algo continuou inabalável na minha vida e isso me fez refletir na valoração que dedico aos meus amigos...Cada um deles tem um espaço em meu coração e na minha alma. Conservo amigo desde a adolecência, pois, passamos por muitas situações juntas, já nos ajudamos, dividimos alegrias, confidências, inseguranças da idade, conflitos pessoais e familiares, decepções com namorados...enfim, vivemos e compartilhamos vários acontecimentos que fizeram consolidar cada dia o amor entre nós.
Ao longo dos anos fui conquistando outros amigos...que também dividimos alegrias, tristezas, choramos como criança um no ombro da outra e nos apoiamos...Tenho aquela amiga que estar sempre disponível e atenta as minhas necessidades, ao meu jeito...que sabe se estou realmente triste ou alegre... Tenho aquela que me ouve e dar conselhos, que é minha enfermeira quando estou doente, que conversamos e partilhamos oraçoes!!!! Tenho aquele que trás leite quente com açucar queimado quando estou com asma ou tossindo, pois sabe que sou alérgica a mel, que me fala a verdade mesmo que essa verdade doa!
Tenho outro tipo de amiga...aquela que nos falamos horas por telefone na madrugada e que sabemos que vamos ser ouvida nessa hora, pois, e um horário que a maioria das pessoas estão dormindo e que não estão disponível para o outro, devido a necessidade de repor as energias...
Tenho aquela amiga que é para as horas da diversao, do momento alegre e por último e não menos importante, aquela que quando o meu passado não passou por mim, veio e disse: vai em frente..você é capaz! deixe de se punir!!!, vc nao tem culpa...aquela que compartilhei segredos que não terá a possibilidade de algum dia ser revelado...
Todas essas pessoas que hoje compõem o meu alicerce afetivo, faz em mim um grande mosaico de referenças de amigos... Cada um com seu jeito e suas atribuições conseguiram vê nos meus defeitos uma qualidade que as vezes nem eu mesmo sei que tenho e eu vi neles essas qualidades que descrevi acima e extrair de cada um a essência maior do Jeito de Ser Amigo!!!!!Tudo isso com a reciprocidade que a amizade merece!!!São assim porque sou também....

Maryedlle.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Presença Angelical.

Acordei hoje com a sensação que faltava algo, e faltava mesmo...hoje é meu aniversário e sempre divido esse dia com amigos e familiares, só que nesta data eu não tive há meia-noite o telefonema ou a presença física de uma grande amiga, pois, ela não estar mais conosco neste ''planeta''...Todos os anos anteriores sempre que podiamos ficavamos esperando passar a meia-noite para que ela e sua prima, amiga também de infância minha, podesse me parabenizar...Lembro de um ano em que meus pais estavam se separando e não estavam comigo e lá estavam elas...ficamos esperando dar meia-noite comendo pipoca para comemorar mais um ano de vida. Ah! como foi maravilhoso!. E assim foram todos os outros anos, quando não podíamos estarmos juntas, ela era sempre a primeira a me ligar meia-noite para dizer, Parabéns amiga linda!!!!!!! Você é muito especial. Desejo muitas felicidades!!!!. Ela sabia que dou mais valor ao gesto de carinho do que um presente comprado em loja..Sou assim !! demonstração de afeto me emociona mais que um presente material.Mas quando saía as 6:30h de casa para ir ao ponto de ônibus para escola, tal minha surpresa quando na esquina passou por mim uma ''splinter branca'' e na traseira um nome bem grande escrito LETÍCIA, e eu interpretei como sendo um sinal que ela tinha mandado, como se dizesse "Amiga, Parabéns!!! onde estou não te esqueci!!!"...Foi a primeira a me dar os parabéns!. Eu comecei a chorar, chorar... como não havia conseguido dias atrás ao ter notícia que no trágico acidente de carro ela tinha falecido e que não teria tempo de chegar para a despedida final, devido seu estado.
Parece que so agora a ''ficha caiu'' e descobrir que não a terei fisicamente em minha vida. Até então dizia pra mim e para algumas pessoas que enquanto ela estava conosco eu demonstrava carinho e que fomos verdadeiramente amigas, e que não teriamos arrependimentos por não ter expressado o amor que ligavamos, ''como irmãs''.... e que era isso que valia apena!! Não é bem assim!!!...lógico que isso contribui muito para não ficarmos culpada por não expressar o amor que sentimos. A dor é grande e a perda dói, mas, precisamos lidar com ela , pois, faz parte desta vida...
Obrigada amiga pelo presente, esse foi o mais lindo e especial que poderia receber este ano , você continuou sendo a primeira pessoa a me dar os parabéns, mesmo de forma diferente como hoje, mandando uma splinter para dizer isso...logico, vindo de vc só poderia esperar algo especial, no minimo celestial, já que és um anjo. A minha amiga anjo!!!!!!!!!!
Sou uma grande amiga de um anjo que estar no céu. Obrigada Senhor, por me dár esse presente...

Maryedlle.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Escolha consciente.

Está chegando a hora de escolhermos os nossos candidatos políticos e espero que possamos escolher com consciência para não errar, pois, são quatros anos e se a escolha não for bem pensada vamos continuar com essa vergonha de políticos corruptos e demagogos. Mas o processo eleitoral não acaba com o voto digitado, mas sim, com o direito de exigir do candidato eleito as promessas feitas nos palanques, nas redes de comunicação, nas ruas... Portanto para isso devemos acompanhar os projetos de lei propostos, os posicionamento de cada candidato eleito.
É possivel acompanhar todo o processo legislativo no Senado Federal e também na Câmara dos Deputados nos programas jornalistico de televisão. E na câmara de vereadores devemos participar das sessões que são abertas e está por dentro do que estão fazendo e desfazendo na nossa cidade.
Ser eleitor consciente é muito importante porque nos da a oportunidade de fazer do voto uma resposta à candidatos que não honraram com suas propostas.
Quando começarmos a entender o valor do nosso voto, nós começaremos mudar a cidade que vivemos, o Estado que estamos, o País que moramos.
Portanto, faça suas escolhas conscientes!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vote consciente!!!!!!!!!!!!!

Maryedlle
.

sábado, 28 de agosto de 2010

Desigualdade!!!!!!!!!!!!!!!!

Ainda bem que algumas situações ainda me afeta, pois, no dia-a-dia corro o risco ficar insensível aos acontecimentos que para alguns seriam normais.
Deparei-me com uma cena comovente... uma mulher literalmente chorando de fome e sede. Logo veio-me à mente o poema de Manoel Bandeira intitulado '' O Bicho'', que falava de um ser revirando o lixo para encontrar alguma coisa para comer... E tamanha foi o espanto dele ao perceber que se tratava de um homem. Se você for lê esse poema vai descobrir que foi escrito há mais ou menos dois séculos atrás, que se torna realidade nos dias atuais.
Depois de saciar a sede, coisa que foi logo providenciada, conversamos e descobrimos que ela não é da cidade e que queria voltar para sua terra. Algumas pessoas que passavam, paravam e cada uma de sua maneira a ajudava.
Fiquei a pensar na desigualdade social que a cada segundo acentua-se, e na divisão que o capitalismo exacerbado nos oferece uma situação de retrocesso.
O cenário presenciado hoje é uma medíocre variação desigual da renda nacional...

Maryedlle.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Já é hora!!!!!!!!

Olhando o barrigão de nove meses de gestação de uma das minhas amigas, sentir uma felicidade, pois, embora cansada, com o folego já mais curto, ela está radiante com a chegada da sua segunda filha.
A beleza e a serenidade divina que só uma grávida pode ter é muito contemplativa. É divino poder gerar um ser...
A ''barriga'' representa não só um local ao qual a criança se encontra... É o primeiro habitá que a criança conhece, é a primeira proteção, o primeiro tudo... Lógico que com um tempo essa proteção tem que dá lugar a outra experiência que será necessário para o amadurecimento do ser, mais até haver as contrações que vai ''expulsar'' o bebê que ela possa vim ao mundo, a barriga o líquido aminoático e o cordão umbilical são as únicas coisas que liga à vida.
A chegada de uma criança é muito importante para a maioria das mulheres, porque, agora não é só ela, individualmente no mundo, é uma duplicação de você. É um outro ser que é parte sua...
A criança é sinal de vida renovada, de projeto idealizado e realizado.
Portanto, cuide bem de sua obra....

Maryedlle.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

''Só sei que foi assim.''

Ao visitar uma determinada escola onde uma boa parte dos estudantes foram meus alunos, percebi o quanto foi diferenciado a forma a qual tratei muitos deles e isso refletiu na recepção. Muitos vieram me abraçar e beijar, falando que queriam que eu voltasse a ensiná-los, outros de longe só cumprimentaram com um aceno. E alguns fingiram não me conhecer. Esse ultimo grupo percebi que eu não consegui chegar mais próximo quando ensinava... Refletindo acerca disso, descobrir uma outra pessoa para esse grupo de alunos. Não sou igual com todos!!! E isso acredito ser aceitável, pois, algumas pessoas consegui tirar o melhor de você, outras o pior que somos. Talvez para elas conseguir extrair o pior que eu e eles tinhamos.
Isso é normal, mais, porquê me encomodou? Saber que passei por pessoas e não, deixei recordações boas? Bem vinda a realidade, sua tonta!!!!!!!!!!! Quem disse que seremos sempre lembrados com carinho e gratidão?
Estou aqui filosofando nessa perspectiva de que só porque as pessoas não me cumprimenta isso é pessoal, talvez não me viram, talvez não me conheceram.. É talvez eu mudei e não percebi...''N'' situações pode ter ocorrido, enfim, tenho que dá um desconto.
Agora vamos falar do primeiro grupo, daquele que massageiou o meu ego, o que veio ao meu encontro. O que expressou com alegria o reencontro. É tão bom vê nos olhos dos outros refletindo o carinho e afeto que elas têm por você. Que você não passou por elas e deixou marcas profundas de dor e sofrimentos.
Ah!! acho que estou cada vez mais sentimental. Será que isso é ruim? Não sei, só sei que foi assim, como diria.. Chicó.
Só sei que foi assim, eu estou me descobrindo cada vez mais emotiva. Será que é a idade? (kkkkkk) ... Se for? Vou descobrindo aos poucos, me descobrindo aos poucos, me desnudando cada vez mais até ficar a verdadeira ''eu'', com várias realidades, pensamentos, convicções... Enfim, uma colcha de retalhos...

maryedlle.

domingo, 22 de agosto de 2010

o quarto guarda e revela segredos!!!!!!!!!!!!

O quarto sempre teve conceito lindo... É no quarto que choramos, sorrimos, sonhamos acordados ou dormindo... É no quarto que fazemos amor ou não, que confidenciamos segredos com pessoas queridas e consolidamos os laços de amizades e amor.
Desde pequena lembro-me da minha mãe indo no quarto que dividia com minha irmã e ficar horas conversando. E até hoje é assim, isso simbolizava e simboliza a aliança entre nós, a união, a cumpricidade e a verdade do que somos.
Quando adolescente queriamos conversar com os amigos, sempre falavamos'' Vamos pro quarto!!'' Isso significava privacidade, proteção e confiança. Ah, se o quarto falasse ...Se cada objeto que está nele falasse...Se o travesseiro falasse o quanto foi encharcado pelas lágrimas derramadas por uma ilusão amorosa, por uma perda querida, por uma frustação ou simplismente por alegrias.
È entre quatro paredes de portas fechadas ou não, que nos entregamos, que nos revelamos. O quarto é onde guardamos bichinhos de pelucias, brinquedos etc., coisas que realmente nos importamos e têm valor sentimentais.
Os amigos entram no quarto para conversar e confessar. Os meus melhores amigos conhecem o meu quarto fisíco e tambem o ''quarto do meu ser'', pois é no quarto que me revelo.
Obrigada por todos os amigos que já entraram no meu ''quarto'', cada um deixou um pouco de si e eu dei um muito de mim.

Maryedlle.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A diferença.

Pude presenciar o desespero de uma mãe quando veio conversar comigo. Confessou-me que não sabe mais o que fazer para que seu filho deixe de ''gazetar aulas'', ser agressivo em casa e na escola... essas coisas de adolescente com problemas e problemas graves... Falou das agressões que vem recebendo e das agressões que também oferece.
Ao olhar nos olhos dela, cheio de lágrimas e sofrimentos, fiquei sem ação, aquela mulher simples, tocou-me profundamente o ''meu ser''. Levei-a até a sala dos professores e dei-lhe um copo d'água para que ela se acalmasse. Ouvi mais uma vez ela falar das suas preocupações, suas tentativas de retomar a aproximidade com seu filho...Fiquei comovida outra vez, alias, só de olhar aquela mulher partia o coração de qualquer um. Respirei fundo, e voltei ao diálogo... Fui logo dizendo que ela podia contar comigo, e que iria tentar ajudar... Comecei falando da minha experiência com meus sobrinhos e alunos que tenho, logo vi voltar um pouco de esperança naquele olhar. Falei que deveria demonstrar o amor que ela sente por ele, que ele precisava saber que o o ama e que estará sempre do seu lado...Não sei se foi um conselho correto, só sei que era o que meu coração mandava que eu falasse...
E realmente sentir que eles precisavam retomar o amor um pelo outro, que ele também estava passando por vários conflitos. Deixei-a com a orientadora pedagógica e sair da sala dos professores, pois, precisei voltar já que iria terminar o meu horário ali naquela sala. Mais tarde ela apareceu na outra sala pedindo que anotasse o meu telefone para depois me ligar caso fosse necesário ou precisasse da minha ajuda.
A tarde transcorreu e eu a pensar no aluno e sua mãe...aliás, nos alunos e mães que passam por essas situações e que muitos não têm a coragem de buscar ajuda.
Sei que na escola ou nas escolas da vida não existe só esse aluno, na verdade acredito que a maioria dos alunos passam por dificuldades e não têm ninguém que os ajudem...Sentir-me impotente, frustada e desanimada..,pois, a realidade é bem mais complexa que se possa imaginar.
Como agir? o que pensar? como ajudar? Ainda não tenho resposta. Mas uma coisa eu sei preciso fazer a diferença, talvez essa diferença possa ser minima, mas, vou fazer...Assim como o beija-flor que busca água para apagar o fogo na floresta, e que todos dizem que ele não vai conseguir, só que se outros também tomar a decisão de apagar o fogo, teremos resultados favoravéis.

Maryedlle.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hipocrisia fede!!!!!!!!!!!!!!

Não faltou muito para que eu perguntasse. A que ponto o ser humano chega quando o ''dito PODER e STATUS'' estão ameaçados? A capacidade que algumas pessoas têm de superar-se nos quesitos: FALSIDADE, DESONESTIDADE e HIPOCRISIA é assustador.
É impactante notar que um ser chegue atingir um nível desprezível e coloque na frente a palavra de Deus e faça discurso humanistico e divino, totalmente diferente da sua prática. A hipocrisia fede a tal ponto que fica insuportável ficar perto do ser que a utiliza por muito tempo. E o que devemos mesmo fazer é ficar bem, mais bem longe para não contaminar-se com a podridão das mentiras, falsidades e desonestidades...Devemos sim, nos aproximarmos mais de pessoas íntegras, honestas e humana.
Não concordo com pessoas que passam por cima de outras, que levem vantagens em destruir os castelos que outos construiram e ainda se passe por vítima. Isso não concordo mesmo e tendo oportunidade farei tudo para que ela não consiga o seu objetivo.
....

Maryedlle.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Encontro.

Tem pessoas que basta uma vez encontrar, para deixar recordações maravilhosas. Uma noite ou dia é suficiente para recordar dela a vida toda...Ah, como é bom...mesmo sabendo que nunca mais iremos encontrá-la, mais você não se importa com isso. O que vai acontecer amanhã não têm nenhum valor. Só queremos viver o hoje e esse momento inesquecível...
Horas que parece não passar... Pessoa que faz sentir-se viva e valer apena cada segundo vivida ao seu lado. Sabe quando você tem a sensação que é ela a pessoa da sua vida, mais que, nunca, mais nunca mesmo, irá encontrá-la outra vez? pois é, isso foi vivida em uma noite maravilhosa e em uma cidade maravilhosa por duas pessoas que antes nunca tinham se encontrado. Mas, dava a entender que já se conheciam a longas datas, meses, anos... Enfim, eram enamorados há séculos...Dá pra entender? Talvez não, só para sentir com o coração e com a alma. Foi Lindo!!!!!!!!!!!!!.
A conversa prolongou quase ao amanhecer , falando de tudo e de nada, da vida, da morte, do amor,das paixões, de família e doações ... Ficaram olhando o luar se ''desfazendo'' para chegada da manhã ensolarada e quente de 40 graus.
Aquele momento foi eternizado com a certeza de que um dia, essas almas voltem a se reencontrar.

Maryedlle.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Estar de férias nos faz vê as situações do dia-a-dia um pouco mais relaxadas do que se tivessemos trabalhando, pois o corre-corre diario tem o poder de nos tirar a visão coerente que temos quando estamos aparentimente "sem problemas". Precisamos dar um tempo´para o nosso corpo e nossa mente...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A participação política dos jovens na sociedade.

A participação política dos jovens têm sido realizada de diferentes formas em vários momentos histórico, principalmente nos séculos XIX e XX que denominamos de participação informal e formal.
A participação informal estão sendo representados por grupos de jovens radicais ou revolucionarios e os formais são o exercício do direito do voto, a organização de entidades estudantis( os grêmios ), a filiação em partidos políticos.
Por muitos momentos da vida política brasileira, os jovens, têm manifestado as suas opiniões e reividicações, e construindo opiniões que tivesse alguma relevância no contexto político brasileira.
Os jovens do século XXI estão mais apáticos na sociedade, pois, cada vez mais percebemos a pouca participação política dessa categoria, e cabe a nós, jovens um pouco mais velhos mostrar as grandes movimentos atuantes na sociedade no qual vivem.
Jovens, participação política e cidadania são elementos para compreender melhor as relações que podem ser estabelecidos entre a vida cotidiana, seu modo de viver, de pensar, de consumir, em diferentes momentos históricos.


Maryedlle.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Um pouco de história.

Uma vez um professor da universidade falava que a história da humanidade não é a história da paz e sim da guerra. No momento não concordei e o questionei, ele explicou, só que não convenceu. Depois de anos voltei para esse questionamento e da fala dele, que já não soava tão mal. Explicarei o porquê .
Começa desde Adão e Eva no paraiso, eles estiveram em guerra, assim como Caim e Abel sempre desputando o seu espaço. Depois o período arcaico, período dos impérios. O rei todo poderoso e os cidadãos que viviam em função desse rei. Os reis tornavam-se poderosos através das invações, conquistas tendo como exemplo Alexandre de Macedonia, que governava como se tudo fosse dele(déspota).
Passa-se alguns séculos e o período homérico acontece onde foram feitas várias descobertas importante como: escrita alfabética, das navegações, surgimento das moedas( dando valor a cada objeto), criação da democracia e ideia da cidade, criações de leis que impera nas cidades etc.. Surgindo assim a vida urbana com as obras de: A Odisséia e A Ilíade que são história de guerras.
Tanto no campo filosófico, mitológico e religioso a humanidade é cercada de conflitos. Vem o período classico, periodo da inteligência, do conhecimento racional, onde se procura levar a vida do homem ao respeito mutuo. Período Pré-Socrático, onde é dito constantimente que cada um possui seu próprio interesse. Socrates acreditava que o homem deve ser virtuoso e formado para praticar o bem supremo e para isso precisa ser feliz, verdadeiro, ter equilibrio, ter amor e assim ter uma forma harmoniosa através da educação.
Platão diz que a parte intelectual do homem está na alma. É a alma deve ser educada para a paz.
Hobbes dizia que "O homem é lobo do Homem". e Loock,dizia que o
homem deve fazer contrato social, o exercicio da liberdade plena, onde começa e quando termina o do outro, onde cada um têm seu espaço, com norma, regras e leis".
Você deve estar pensando. sim o que isso têm haver com o que o professor problematizou? da humanidade não ter historia de paz e sim de guerra. Responderei dizendo que isso que coloquei até agora é pura e exclusivavamente a nossa história ou melhor nosso processo histórico e que como processo contínuo chega até nós nos dias atuais chamado de história contemporânea.
Hoje percebo o que antes não tinha maturidade de compreender, e visão macro que tenho agora, pois, o ser humano passa por etapas que o ajuda a discernir os acontencimentos. E o que o professor queria que obesrvasse não a querra em si, mas, as lutas que o ser humano passa e que se bem vividas torná-se um instrumento benéfico para o outro. Não estou dizendo aqui que o homem deve estar sempre em guerra e em sofrimento, longe de mim. estou querendo colocar que se a guerra acontece é para existir a paz, pois, só existe paz se há guerra e vice-versa.
O contrário da negação é a afirmação.

Maryedlle.

sábado, 19 de junho de 2010

O cáos momentâneo.

Muitas vezes acreditamos que acontecem coisas desagradavéis e cruéis só nas novelas mexicanas ou nas histórias que outras pessoas nos contam, algo bem distantes de nós.
Infelizmente não é bem assim, tudo pode acontecer na vida real e na vida de qualquer um. E é nesse momento que nos confrontamos com uma terrível realidade os personagens que estavam distantes, ganham forma, corpo e nomes conhecidos. E passamos a fazer parte da história que na maioria das vezes provocam cicatrizes. Pois, é uma história de medo, violência e abuso.
Mas, não podemos deixar que essas histórias tomem conta de nossas vidas, pois, sabemos que depois de uma noite fria, escura e chuvosa, há sempre um dia ensolarado que clarea o mundo e permite que possamos vê além da escuridão e do frio.
Alguns sábios já falavam que o sofrimento é o preparo para a vida, que não é fácil viver e que ninguém disse que seria.
O importante de tudo isso, é que temos a capacidade de transformar os sentimentos, basta nos permitir e quando isso acontecer nos sentiremos mais fortes.

Maryedlle.

Faça a Melhor escolha.

''Não me leve de mim, leve-me até mim". Essa frase fez-me pensar que muitas vezes pessoas nos levam para longe do que somos. Mas, também têm pessoas que nos levam para perto de nós mesmos. Interessante perceber essas duas dimensões, uma que te devolve, que te faz bem, que te acrescenta como ser humano, que transforma sua forma de vê você mesmo ou melhor que permite enxergar-te tal como és. E outra, que separa, que tira tua paz, que não estar compromissado com o teu bem estar, que ignora você como pessoa, que te destrói e que faz sentir-se um nada.
São atitudes totalmente humanas e a cada momento nos deparamos com elas e precisamos fazer escolhas. Escolhas que deve ser pautada na honestidade, bondade, verdade e justiça, pois, são virtudes mais preciosas que um homem pode ter. Vale mais que qualquer ouro ou pedra preciosa.
Escolher levar alguém a si mesmo é uma atitude de amor. Quando escolhemos fazer o bem, estamos deixando de fazer o mal e isso nos torna melhor. Nos torna mais humanos.
Portanto quando você tiver oportunidade de ser para o outro o melhor que pode, faça-o e sentirás o teu coração mais leve, e perceberás o quanto é gratificante ser instrumento de devolução a alguém que está precisando ser devolvida para ela mesma, isso também fará com que desperte em outras pessoas o desejo de devolver-se e assim fazer a corrente do bem.
Uma pessoa muito sábia uma vez escreveu- me uma mensagem que dizia assim: VOCÊ SEMPRE ACERTA QUANDO FAZ A MELHOR ESCOLHA.
Faça vc a melhor escolha, seja de luz para alguém.

Maryedlle.

sábado, 5 de junho de 2010

A sensibilidade dos trinta.


Antes de chegarmos aos trinta ficamos preocupados com a idade, com o que seremos, o que pensamos como agiremos, enfim, estamos sempre voltados para o futuro de repente quando chegamos , algo desperta em nós e queremos não viver o futuro e sim o hoje, o agora, pois, o tempo é outro e passa rápido e queremos prolongar os sentimentos, os acontecimentos e ficamos mais exigentes.
Estar com trinta ao mesmo tempo que é inovador é também um aprendizado, pois percebemos que não temos mais quinze anos. Idade que nos faz sentir “donos do mundo”,achamos que tudo gira ao nosso redor e aos trinta giramos ao redor de tudo...
Pois, as coisas parecem não ter a velocidade que tinham antes. Aos trinta os olhares são mais cautelosos, não temos tanta pressa e apreciamos os acontecimentos, essa lentidão nós faz mais sensatos e experientes.
É quando sentimos mais com a razão do que com o coração ou porque não dizer: “sentimos com o coração o que a razão nós permite sentir”, é aos trinta que estamos mais preparados para as lições da vida, pois não estamos interessados em ganhar a guerra, mais sim, vencer as lutas do dia-a-dia e superá-las.
Que maravilha passar por cinco,dez,quinze,vinte e vinte e cinco anos e constatar que foi fundamental essas etapas para poder chegar aos trinta e dizer:”TUDO QUE SOU HOJE É RESULTADO DE TODAS AS MINHAS VIVÊNCIAS ANTERIORES”.

Maryedlle

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Enquanto educador.

Sinto-me as vezes frustrada com o desinteresse que demonstram muitos alunos nas disciplinas curriculares. Depois, paro e reconsidero a situação. Tento mais uma vez acreditar na educação, como diz o ditado popular “sou brasileira e não desisto nunca”.

Sonho com um lugar e pessoas mais instruídas, com a evolução do homem, mas, sem perder de vista a humanidade e suas buscas ao conhecimento e crescimento espiritual. Espero um dia em que todos aprendam a olhar a realidade, entendendo as experiências vividas e que haja um resgate da valorização do educador.

Que a valorização do educador não fique só nos discursos dos nossos políticos corruptos, descompromissados com a educação de um povo, pois, sabemos muito bem que uma nação culta é uma nação mais difícil de ser manipulada.

Sonho com um mundo melhor.

Maryedlle.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Um amor incondicional.

Indo para casa como de costume, olhava de dentro de um onibus quando uma cena chamou-me muito atenção. Um garoto e um senhor faziam caminhada na avenida Tocantins no bairro Novo Horizonte. Cena talvez banal para alguns, só que naquela cena tinha um 'que' de magia, pois não era só o fato de duas pessoas fazendo sua caminhada no fim da tarde e sim a forma com que o garoto segurava e caminhava ao lado do senhor que deduzir ser seu avô.
O garoto aproximadamente com dez ou onze anos e o senhor beirando setenta anos ou mais, não caminhava tão rapido, só que seu neto ao seu lado o acompanhava demonstrando todo seu carinho e admiração. Dava para perceber o esforço que o garoto fazia para dar passos mais lentos, pois sabia que seu avô não conseguiria acompanha-lo devido as condições físicas de um homem de mais setenta anos.
O ônibus continuou seu trajeto e eu fiquei a pensar... o que faz uma pessoa deixar de andar com seu próprio ritmo para estar ao lado do outro que têm um ritmo menos acelerado? Por quê um garoto têm prazer em andar com uma pessoa que quase não anda? E por fim, por quê isso faz aquecer o coração de alguém só de olhar essa cena?
Para essas respostas só posso e devo concluir que é o Amor Fraterno, pois só o amor nos dar a possibilidade de enxergar o outro e perceber o verdadeiro valor que ela têm e não o que ela pode oferecer. O garoto na atitude de desacelerar seu passo natural, mostrou o quanto o senhor é importante para ele e que ao caminhar no ritmo do avô lhe confidenciava silenciosamente: eu estou com você até nesse momento.
Você é muito especial pra mim.
Maryedlle.